40 livros sobre cinema que qualquer cinéfilo precisa conhecer

Você é apaixonado pela sétima arte? Então confira a lista com 40 livros sobre cinema que qualquer cinéfilo precisa conhecer.

livros sobre cinema
40 livros sobre cinema

O cinema não tem fronteiras nem limites. É um fluxo constante de sonho.” – Orson Welles

A complexidade e riqueza das obras cinematográficas despertam o fascínio de muita gente. Poucas formas de arte são tão influentes quanto o cinema.

Pensando em preparar uma postagem sugerindo vários títulos interessantes, separei uma lista com 40 livros que merecem nossa atenção.

Nesse sentido, procurei citar obras de vários autores fundamentais como André Bazin, Jean-Claude Carrière, Francois Truffaut, Jacques Aumont, Lillian Ross, Gilles Deleuze etc.

Em linhas gerais, a presente lista de livros sobre cinema é composta por títulos que trabalham diversos aspectos. Sendo assim, temos:

• Livros introdutórios
• Guias / Listas
• Teoria do cinema
• Biografias / Autobiografias
• Entrevistas
• Livros técnicos
• Obras sobre o cinema nacional
• História do cinema

Sempre gosto de lembrar que a grande maioria das listas do blog não são preparadas como um ranking ou algo do tipo. São apenas sugestões de leitura listadas de forma aleatória.

Bom, é isso! Espero que essa seleção de livros sobre cinema seja de utilidade para todos que, assim como eu, são apaixonados pela sétima arte.


Veja também:

50 livros sobre a Segunda Guerra Mundial que você precisa conhecer

22 livros sobre máfia que você precisa conhecer


Confira a lista com 40 livros sobre cinema

• A Linguagem Secreta do Cinema

Autor(a): Jean-Claude Carrière
Editora: Nova Fronteira

Trecho da sinopse: A linguagem secreta do cinema é uma das mais importantes reflexões sobre a linguagem cinematográfica e sua evolução. Ângulo, câmera, iluminação, cenário, elenco e técnica são alguns dos temas abordados neste livro.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2sUfydS

 

• O que é o Cinema

Autor(a): André Bazin
Editora: Ubu

Trecho da sinopse: Clássico dos clássicos entre os escritos sobre cinema, este livro é uma aula sobre a sétima arte e suas relações com fotografia, teatro e literatura, e, sobretudo, uma escola definitiva sobre o fazer crítico.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2JN0sAI

 

• História do Cinema

Autor(a): Mark Cousins
Editora: Martins Fontes

Trecho da sinopse: Do cinema mudo, passando pela engenhosidade do cinema sonoro, até as incríveis inovações da era digital, Mark Cousins apresenta um panorama completo e acessível da história do cinema mundial.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2y2ZHi4

 

• Tudo Sobre Cinema

Autor(a): Philip Kemp e Christopher Frayling
Editora: Sextante

Trecho da sinopse: Este livro vibrante convida você a embarcar em uma viagem inesquecível pelas fotografias mais icônicas da história – imagens inovadoras que se tornaram um divisor de águas na maneira como nos enxergamos e percebemos o mundo à nossa volta.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2Mnuc5x

 

• A Arte do Cinema: uma Introdução

Autor(a): David Bordwell e‎ Kristin Thompson
Editora: Editora da Unicamp

Trecho da sinopse: A arte do cinema marcou de modo duradouro os estudos de cinema. Suas contínuas reedições e traduções fizeram essa influência perdurar. A obra impressiona pela extensão da formação cinéfila de seus autores, sustentando a exposição a partir de ampla diversidade de exemplos ilustrados. O caráter inovador do livro está em basear seus desenvolvimentos na utilização sistemática de fotogramas, parte inerente da narrativa fílmica, e não mais de fotos de cena (stills).

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2t1NBA5

 

• Pensar o Cinema

Autor(a): Gerardo Yoel
Editora: Cosac & Naify

Trecho da sinopse: Os ensaios deste livro apresentam reflexões sobre cinema, ética e filosofia. Excedem, assim, o fenômeno cinematográfico particular e inserem-se em uma questão mais ampla, a do papel das imagens em nossa cultura, que podem representar, interrogar e produzir história. Os textos de filósofos, cineastas e críticos como Alain Badiou, Vilém Flusser, Jacques Rancière, Harun Farocki e Gustavo Aprea, ocupam-se de temas como a relação do pensamento filosófico com a criação cinematográfica, a memória visual do genocídio, a relação entre imagem, avanço científico e maquinário bélico, entre outros.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2Mjbkoe

 

• As Principais Teorias do Cinema

Autor(a): J. Dudley Andrew
Editora: Jorge Zahar

Trecho da sinopse: O livro é ao mesmo tempo uma história das teorias do cinema e uma introdução à obra dos mais importantes e influentes autores que se dedicaram a este assunto: Munsterberg, Arnheim, Eisenstein, Balázs, Kracauer, Bazin, Mitry e Metz.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2Jv7CKx

 

• 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer

Autor(a): Steven Jay Schneider
Editora: Sextante

Trecho da sinopse: Traduzido para mais de 30 idiomas, 1001 filmes para ver antes de morrer inclui obras de vários países e revela o melhor do cinema de todos os tempos.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2JxwlOs

 

• Hitchcock Truffaut. Entrevistas

Autor(a): Francois Truffaut e Helen Scott
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Nesta aula de cinema, François Truffaut, um dos mestres da nouvelle vague, entrevista longamente o mestre do suspense Alfred Hitchcock, diretor de Janela indiscreta, Psicose, Um corpo que cai, entre outros.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2sZx6EM

 

• O Prazer Dos Olhos

Autor(a): François Truffaut
Editora: Zahar

Trecho da sinopse: O prazer dos olhos, lançado originalmente pela editora Cahiers du Cinéma, revela a paixão de François Truffaut (1932-84) pelo cinema e mostra que ele escrevia tão bem como filmava.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2MlwqCo

 

• Como Ver Um Filme

Autor(a): Ana Maria Bahiana
Editora: Nova Fronteira

Trecho da sinopse: Como ver um filme é o livro certo para quem gosta ou quer conhecer mais sobre cinema. Repleto de exemplos e de histórias interessantes, o livro percorre com leveza o grande mosaico da sétima arte e dá ao leitor as primeiras referências para ver um filme com olhos mais treinados.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2JLul4m

 

• O Clube do Filme

Autor(a): David Gilmour
Editora: Intrínseca

Trecho da sinopse: Eram tempos difíceis para David Gilmour: sem trabalho fixo, com o dinheiro curto e o filho de 15 anos colecionando reprovações em todas as matérias do ensino médio. Diante da desorientação e da infelicidade desse filho-problema, o pai faz uma oferta fora dos padrões: o garoto poderia sair da escola — e ficar sem trabalhar e sem pagar aluguel — desde que assistisse semanalmente a três filmes escolhidos pelo pai. Com essa aposta diferente na recuperação e na formação de um rapaz que está “perdido”, formaram o clube do filme.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2y2tFDa

 

• Ismos: Para Entender o Cinema

Autor(a): Ronald Bergan
Editora: Globo

Trecho da sinopse: Existem muitas formas de se estudar a chamada sétima arte. Aqui, ela é analisada sob o prisma de seus variados ismos, e não segundo a classificação mais tradicional, por gêneros. Dentro dessa perspectiva mais ampla, o autor – o jornalista Ronal Bergan – classificou alguns dos maiores filmes da história de acordo com os principais movimentos que delinearam a trajetória do cinema, desde as pioneiras experiências dos irmãos Lumière e de Georges Méliès.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2JEGtkh

 

• Conversas Com Kubrick

Autor(a): Michel Ciment
Editora: Cosac & Naify

Trecho da sinopse: Este livro reúne as famosas entrevistas de Kubrick realizadas por Michel Ciment, informações sobre os profissionais que trabalharam com o diretor, como roteiristas, diretores de arte, montadores, etc., além de making of, fotos de cena e filmografia completa.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2t3kigy

 

• Conversas com Woody Allen

Autor(a): Eric Lax
Editora: Cosac & Naify

Trecho da sinopse: O biógrafo de Woody Allen, Eric Lax, reuniu quase 40 anos de conversas com o cineasta em Conversas com Woody Allen. Allen fala sobre a elaboração de roteiros, formação de elenco e representação, filmagem e direção, montagem e escolha da música. Ou seja, todo o processo cinematográfico é contemplado nas reflexões do grande cineasta.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2sSdxyN

 

• Dicionário Teórico e Crítico de Cinema

Autor(a): Jacques Aumont e Michel Marie
Editora: Papirus

Trecho da sinopse: Nos últimos 30 anos, o cinema tornou-se tema de pesquisas e estudos. Um vocabulário particular foi se impondo progressivamente, constituído ao mesmo tempo por termos não específicos utilizados em sentido inédito e por conceitos novos adequados à análise da linguagem cinematográfica. Esse dicionário reúne cerca de 400 verbetes sobre as noções fundamentais da estética, da semiologia ou ainda da história da arte, a fim de permitir uma abordagem teórica e crítica do cinema.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2y1d0j8

 

• Lendo as Imagens do Cinema

Autor(a): Michel Marie
Editora: Senac

Trecho da sinopse: Ler cinema não é fácil! Então, quais são as ferramentas necessárias para decifrar um filme? Lendo as imagens do cinema deixa de lado a crítica cinematográfica comum e, ao apresentar as ferramentas de interpretação do plano, da sequência e do filme, nos ensina a olhar imagens do cinema e a escutar filmes, utilizando a metodologia da análise fílmica baseada na história do cinema.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2JFZPFV

 

• Os Cinco Cs da Cinematografia

Autor(a): Joseph V. Mascelli
Editora: Summus

Trecho da sinopse: Ilustrada com mais de 500 fotografias, esta obra clássica apresenta os conceitos e as técnicas consagradas da cinematografia. Os cinco Cs são: corte, composição, close-ups, continuidade e câmera: ângulos.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2Jz02ys

 

• A Imagem-Tempo

Autor(a): Gilles Deleuze
Editora: Brasiliense

Trecho da sinopse: Este livro tem como ponto de partida uma das conclusões do estudo precedente de Gilles Deleuze, ´A imagem-movimento´ – a necessidade de arrancar dos clichês cinematográficos algo mais que sua verdade aparente. Nesta obra, Deleuze propõe uma autêntica reeducação do olhar, à luz dos conceitos filosóficos formulados por Bergson a propósito do movimento, do tempo, da duração e da imagem.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2sUaxC4

 

• Ensaio Sobre a Análise Fílmica

Autor(a): Francis Vanoye e‎ Anne Goliot-Lété
Editora: Papirus

Trecho da sinopse: Analisar um filme é prática comum a qualquer espectador. Esse livro oferece elementos de reflexão geral (história das formas cinematográficas, instrumentos da narratologia, problemas de interpretação) e algumas análises na prática, de um único plano ao filme todo, de sequências a propagandas.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2t2Jd42

 

• A Estética do Filme

Autor(a): Jacques Aumont
Editora: Papirus

Trecho da sinopse: Essa obra oferece um panorama completo da teoria e da estética do filme, apresentado à luz de seus desenvolvimentos mais recentes.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2MkdOCR

 

• Lanterna Mágica

Autor(a): Ingmar Bergman
Editora: Cosac & Naify

Trecho da sinopse: Autobiografia do renomado cineasta sueco Ingmar Bergman, Lanterna mágica é um livro instigante e arrebatador. Entre as passagens mais interessantes, a conturbada relação de Bergman com seu pai, um pastor protestante, e o momento decisivo em que descobriu a magia redentora do cinematógrafo, instrumento capaz de transformar um mentiroso num grande artista.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2t2j59u

 

• Imagens

Autor(a): Ingmar Bergman
Editora: Martins Fontes

Trecho da sinopse: Auto-retrato do diretor que mostra, entre outras coisas, o seu percurso de criação artística – desde as lembranças e fantasias pessoais que geram o argumento de um filme, até o set de filmagem.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2MiDoIl

 

• A Odisseia do Cinema Brasileiro – Da Atlântida a Cidade de Deus

Autor(a): Laurent Desbois
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: A odisseia do cinema brasileiro é um mergulho na história do cinema. Começando com os anos da Atlântida e passando pelo o turbilhão criativo do Cinema Novo, este livro segue também pelo Tropicalismo, vai ao Cinema Marginal, aos anos da Embrafilme e dali até as indagações da “retomada”, no início dos anos 1990.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2y4774D

 

• Story

Autor(a): Robert McKee
Editora: Arte & Letra

Trecho da sinopse: Diferente de outros livros, Story e sobre forma, não formula. Empregando exemplos de mais de cem filmes, McKee usa uma filosofia que vai além das regras rígidas para identificar os elementos mais elucidativos que distinguem estórias de qualidade das outras. Começando com definições básicas – o que e um beat? Uma cena? Uma sequencia? O clímax de ato? O clímax do filme?

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2y3ZVpj

 

• Tela Demoníaca – As Influências de Max Reinhardt e do Expressionismo

Autor(a): Lotte H. Eisner
Editora: Paz e Terra

Trecho da sinopse: A tela demoníaca é um livro de história crítica do cinema alemão dos anos 20 e 30, que toma como ponto de partida as influências de Max Reinhardt e do expressionismo.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2yeNhUL

 

• Filme

Autor(a): Lillian Ross
Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Ao saber que o diretor John Huston preparava a adaptação para o cinema do romance clássico da literatura norte-americana O emblema rubro da coragem , de Stephen Crane, Lillian Ross, jornalista da revista The New Yorker , decidiu acompanhar todas as fases da realização do filme.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2LLV4ex

 

• Esculpir o Tempo

Autor(a): Andrei Tarkovski
Editora: Martins Fontes

Trecho da sinopse: O meu mais fervoroso desejo sempre foi o de conseguir me expressar nos meus filmes, de dizer tudo com absoluta sinceridade, sem impor aos outros os meus pontos de vista. No entanto, se a visão de mundo transmitida pelo filme puder ser reconhecida por outras pessoas como parte integrante de si própria, como algo a que nada, até agora, conseguiria dar expressão, que maior estímulo para o meu trabalho eu poderia desejar?

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2HGY6OP

 

• Cinema Brasileiro – Propostas Para Uma História

Autor(a): Jean-Claude Bernardet
Editora: Companhia de Bolso

Trecho da sinopse: Publicado originalmente em 1979, Cinema brasileiro: propostas para uma história marcou época. Curto, ousado, original, o livro examina a presença do cinema no cenário cultural do país de fins do século XIX até os anos 1970.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2sNkO35

 

• Narrativa Cinematográfica – Contando Histórias com Imagens em Movimento

Autor(a): Jennifer Van Sijll
Editora: WMF Martins Fontes

Trecho da sinopse: Este extraordinário guia de referência revela 100 das mais eficazes ferramentas narrativas da mídia do cinema. Ele mostra como roteiristas e diretores de destaque dependem de recursos cinematográficos para intensificar a ação, inventar personagens e dar vida ao enredo do filme.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2t31gqH

 

• Eduardo Coutinho

Autor(a): Milton Ohata
Editora: Sesc

Trecho da sinopse: Homenagem aos 80 anos do cineasta, o livro reúne dois ensaios e dez entrevistas, além de 39 textos de crítica escritos por Eduardo Coutinho para o Jornal do Brasil entre 1973-74.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2JFk9Hi

 

• O sentido do filme

Autor(a): Sergei Eisenstein
Editora: Zahar

Trecho da sinopse: Essa coletânea de artigos escritos por Eisenstein durante a Segunda Guerra Mundial e publicados em 1942 faz um balanço de sua atividade até então, examinando o passado e projetando-se para o futuro da montagem cinematográfica.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2yc0ttw

 

• A Forma Do Filme

Autor(a): Sergei Eisenstein
Editora: Zahar

Trecho da sinopse: Reunindo ensaios escritos por Eisenstein em 1929, A forma do filme permite ao leitor entrar em contato com as reflexões de um homem que, depois de estudar atentamente o movimento dos filmes, dividiu as várias características da forma e do sentido cinematográficos e montou uma teoria para ensinar o cinema a voar.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2y1gq5s

 

• Minha Vida

Autor(a): Charles Chaplin
Editora: José Olympio

Trecho da sinopse: Charles Chaplin – O nome é mágico. Quem é o comediante de calças ensacadas e bigodinho preto que provocou risos e lágrimas em milhões de criaturas? Como pôde o rapazinho pobre de Londres conseguir conquistar Hollywood com sua inimitável mistura de drama e alegria?

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2t2Rwwt

 

• Fundamentos de Produção Cinematográfica

Autor(a): Jane Barnwell
Editora: Bookman

Trecho da sinopse: Fundamentos de Produção Cinematográfica introduz a prática colaborativa da produção de cinema. Unindo linguagem acessível e material altamente visual, este livro explica, de modo claro e conciso, todo o processo de produção que resulta no produto final com que estamos tão familiarizados – o filme.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2y2n4Zj

 

• Manual Do Roteiro

Autor(a): Syd Field
Editora: Objetiva

Trecho da sinopse: Manual do roteiro é, na visão da crítica especializada, um dos mais extraordinários livros sobre a arte da escrita. E não apenas porque detalha todos os aspectos importantes do texto cinematográfico, mas principalmente porque sua abordagem estrutural serve também para criações literárias e teatrais.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2t3o2yC

 

• A Significação no Cinema

Autor(a): Christian Metz
Editora: Perspectiva

Trecho da sinopse: Livro fundamental para quem se dedica ao estudo e à crítica do cinema, pois investigando a atividade cinematográfica à luz das conquistas da lingüística e da semiologia, permite compreender a especificidade dos signos cinematográficos no universo da comunicação.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2y2xMiA

 

• Cinema do Real

Autor(a): Amir Labaki e‎ Maria Dora
Editora: Cosac & Naify

Trecho da sinopse: O cinema do real , publicado originalmente em 2005, discute as principais questões levantadas pelo É tudo verdade – Festival Internacional de Documentários, importante evento cinematográfico do eixo Rio- São Paulo.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2t1SoBz

 

• Práxis do Cinema

Autor(a): Noel Burch
Editora: Perspectiva

Trecho da sinopse: Práxis do Cinema tem um interesse especial para quem se dedica ao cinema por dois aspectos principais diz o professor e crítico de cinema Ismail Xavier: pela “excelência no plano pedagógico” e pelo trabalho com propriedades materiais técnicas e procedimentos específicos da prática cinematográfica.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2MkPpgz

 

• Uma Câmera na Mão e Uma Ideia na Cabeça

Autor(a): Frederico Osanam Amorim Lima
Editora: Prismas

Trecho da sinopse: Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça procura estabelecer uma ampla interlocução entre os vários sujeitos envolvidos com as produções de sentido sobre o Cinema Brasileiro e que tomam a noção de moderno como ponto de discussão. A análise de textos e livros produzidos por cineastas e críticos de cinema permitiu enxergar os pontos de articulação que dão sustentação ao chamado Cinema Brasileiro Moderno, ao mesmo tempo em que permitiram problematizar os lugares de produção de uma dada discursividade e as implicações geradas pela sua instituição enquanto regime de verdade.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2HFwJEJ

 

Conclusão

Conhece outros livros sobre cinema? Se você sentiu falta de mais obras sobre cinema nessa lista, deixe o seu comentário com opiniões e sugestões de leitura!

Lembre também de acompanhar o blog Leia Para Viver nas redes sociais: YouTubeFacebook Instagram.


Obs: ao comprar através dos links acima, você está ajudando na manutenção deste blog (Leia para Viver) e respectivos canais.

Deixe uma resposta