17 livros que ganharam o Prêmio Pulitzer no século XXI

Pensando em montar mais uma lista de títulos premiados, hoje separei 17 livros que ganharam o famoso Prêmio Pulitzer a partir do início do século XXI.

prêmio pulitzer
17 livros que ganharam o Prêmio Pulitzer no século XXI

O que é o Prêmio Pulitzer?

Todos os anos, a Universidade de Colúmbia, situada na cidade de Nova Iorque, promove e administra uma importante premiação conhecida, simplesmente, como Pulitzer.

O nome tem origem na figura de Joseph Pulitzer, um jornalista de origem húngara que, aos 17 anos, resolve se mudar do antigo Império Austríaco para os Estados Unidos.

Em território norte-americano, Joseph trabalhou em várias áreas até conseguir se estabelecer, com bastante sucesso, no cenário jornalístico local. Ele chegou a atuar como correspondente no New York Sun e, anos depois, comprou o jornal The World, onde também trabalhou como editor.

Joseph Pulitzer
Joseph Pulitzer (1847-1911)

No ano de 1903, com uma carreira já consolidada, Joseph Pulitzer realizou uma significativa doação para a Universidade de Columbia, no valor de 1 milhão de dólares. Seu objetivo era auxiliar aquela instituição na criação da faculdade de Jornalismo.

Já em 1917, seis anos depois da morte de Joseph, a mesma Universidade começa a distribuir o famoso Prêmio Pulitzer tanto para diversas áreas do meio jornalístico, quando para outras categorias como Fotografia, Teatro, Poesia, Música, entre outros.

A lista abaixo é baseada nos livros que ganharam o Prêmio Pulitzer (na categoria de Ficção) entre o ano de 2001 e 2018, levando em consideração que não tivemos nenhuma obra premiada em 2012.


Veja também:


Confira a lista com 17 livros que ganharam o Prêmio Pulitzer no século XXI

Less (em inglês)

Autor(a): Andrew Sean Greer

Editora: Lee Boudreaux Books

Trecho da sinopse: A scintillating satire of the American abroad, a rumination on time and the human heart, a bittersweet romance of chances lost, by an author The New York Times has hailed as “inspired, lyrical,” “elegiac,” “ingenious,” as well as “too sappy by half,” Less shows a writer at the peak of his talents raising the curtain on our shared human comedy.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2MkLtwG

 

• The Underground Railroad – Os Caminhos Para a Liberdade

Autor(a): Colson Whitehead

Editora:

Trecho da sinopse: Cora é uma jovem escrava em uma plantação de algodão na Georgia. A vida é infernal para todos os escravos, mas especialmente terrível para Cora. Uma pária até entre outros africanos, ela está chegando à maturidade, que a tornará vítima de dores ainda maiores. Quando um recém-chegado da Virgínia, Caesar, revela uma rota de fuga chamada, a ferrovia subterrânea, ambos decidem escapar de seus algozes. Mas nada sai como planejado.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2syRKvJ

 

• O simpatizante

Autor(a): Viet Nguyen

Editora: Alfaguara

Trecho da sinopse: O simpatizante é um épico de amor e traição. O leitor acompanha um agente duplo comunista sem nome, que se infiltrou no exército sul-vietnamita e conseguiu se refugiar nos Estados Unidos depois da Queda de Saigon. Pessoa de confiança de um general que se recusa a admitir a derrota para os vietcongues, esse “homem de duas mentes” observa o esforço dos refugiados vietnamitas para sobreviver em uma melancólica Los Angeles enquanto secretamente reporta a seus superiores comunistas no Vietnã.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2RY9peq

 

• Toda luz que não podemos ver

Autor(a): Anthony Doerr

Editora: Intrínseca

Trecho da sinopse: Um romance sobre autopreservação e generosidade em meio às atrocidades de uma guerra que jamais deve ser esquecida. Marie-Laure vive em Paris, perto do Museu de História Natural, onde seu pai é o chaveiro responsável por cuidar de milhares de fechaduras. Quando a menina fica cega, aos seis anos, o pai constrói uma maquete em miniatura do bairro onde moram para que ela seja capaz de memorizar os caminhos. Na ocupação nazista em Paris, pai e filha fogem para a cidade de Saint-Malo e levam consigo o que talvez seja o mais valioso tesouro do museu.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2sD8K40


► Já conhece a TAG Livros? Receba, todo mês, uma caixinha com um livro surpresa + mimos literários! Confira os kits disponíveis: TAG Curadoria //  TAG Inéditos


• O pintassilgo

Autor(a): Donna Tartt

Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Quando Theo Decker, nova-iorquino de treze anos, sobrevive milagrosamente a um acidente que mata sua mãe, o pai o abandona e a família de um amigo rico o adota. Desnorteado em seu novo e estranho apartamento na Park Avenue, perseguido por colegas de escola com os quais não consegue se comunicar e, acima de tudo, atormentado pela ausência da mãe, Theo se apega a uma lembrança poderosa de seu último momento ao lado dela: uma pequena, misteriosa e cativante pintura que acabará por arrastá-lo ao submundo da arte. Já adulto, Theo circula com desenvoltura entre os salões nobres e o empoeirado labirinto da loja de antiguidades onde trabalha. Apaixonado e em transe, ele será lançado ao centro de uma perigosa conspiração.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2DlzRGG

 

The Orphan Master’s Son (em inglês)

Autor(a): Adam Johnson

Editora: Random House

Trecho da sinopse: Pak Jun Do is the haunted son of a lost mother—a singer “stolen” to Pyongyang—and an influential father who runs a work camp for orphans. Superiors in the North Korean state soon recognize the boy’s loyalty and keen instincts. Considering himself “a humble citizen of the greatest nation in the world,” Jun Do rises in the ranks. He becomes a professional kidnapper who must navigate the shifting rules, arbitrary violence, and baffling demands of his overlords in order to stay alive.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2Dle1TP

 

• A Visita Cruel do Tempo

Autor(a): Jennifer Egan

Editora: Intrínseca

Trecho da sinopse: Da São Francisco dos anos 1970 à Nova York de um futuro próximo, Jennifer Egan tece uma narrativa caleidoscópica, que alterna vozes e perspectivas, cenários e personagens para contar como os sonhos se constroem e se desfazem ao longo da vida.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2RV0k6d

 

• A Restauração Das Horas

Autor(a): Paul Harding

Editora: Nova Fronteira

Trecho da sinopse: Um livro incrível que fala sobre o legado da consciência e da identidade através das gerações. Capaz de emocionar e de nos fazer acreditar mais uma vez na vida é uma nostalgia que fala de amor perda e do encanto feroz da natureza.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2W1vjwC

 

• A fantástica vida breve de Oscar Wao

Autor(a): Junot Diaz

Editora: Record

Trecho da sinopse: A vida nunca foi fácil para Oscar, um nerd dócil, porém desastrosamente obeso, de origem dominicana, que vive com a mãe e a irmã em um gueto em Nova Jersey. Humilhado pelos colegas e isolado do mundo, ele passa as horas na companhia de livros e filmes de ficção científica e fantasia, sonhando em se tornar o J.R.R. Tolkien latino e, sobretudo, em encontrar um grande amor. No entanto, é possível que nunca realize seus desejos, em virtude de um fukú ― uma antiga maldição que assola a família de Oscar há gerações, condenando seus parentes a prisões, torturas, acidentes trágicos e, acima de tudo, a paixões malfadadas.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2W2XNpQ

 

• Olive Kitteridge

Autor(a): Elizabeth Strout

Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: De uma franqueza quase rude mas afetuosa à sua maneira, Olive Kitteridge, fascinante em toda a sua imperfeição, é a figura inesquecível em torno da qual gravitam as treze histórias que se entrelaçam e compõem este livro da mesma autora de Meu nome é Lucy Barton. Na prosa precisa e elegante de Elizabeth Strout, o leitor conhecerá esta professora de matemática aposentada da pequena Crosby, no litoral do Maine. Ao longo de quase trinta anos, acompanhamos sua trajetória: a passagem da maturidade à velhice, suas próprias agruras e os pequenos e grandes dramas que a cercam, assim como as vidas que se desenrolam ao seu redor e que ilustram à perfeição o drama humano, feito de desejo, desespero, ciúme, esperança e amor.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2W4el0H

 

• A estrada

Autor(a): Cormac McCarthy

Editora: Alfaguara

Trecho da sinopse: Num futuro não muito distante, o planeta encontra-se totalmente devastado. As cidades foram transformadas em ruínas e pó, as florestas se transformaram em cinzas, os céus ficaram turvos com a fuligem e os mares se tornaram estéreis. Os poucos sobreviventes vagam em bandos. Um homem e seu filho não possuem praticamente nada. Apenas uns cobertores puídos, um carrinho de compras com poucos alimentos e um revólver com algumas balas, para se defender de grupos de assassinos. Estão em farrapos e com os rostos cobertos por panos para se proteger da fuligem que preenche o ar e recobre a paisagem. Eles buscam a salvação e tentam fugir do frio, sem saber, no entanto, o que encontrarão no final da viagem.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2T44WnR

 

• O Senhor March

Autor(a): Geraldine Brooks

Editora: Ediouro

Trecho da sinopse: Resgatando um dos personagens do clássico Mulherzinhas, de Louisa May Alcott, Geraldine Brooks conta neste livro a história do senhor March, marido e pai ausente que vê seus ideais se perderem após vivenciar as sanguinolentas batalhas da Guerra Civil americana.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2RZZGnO

 

Gilead (em inglês)

Autor(a): Marilynne Robinson

Editora: Picador USA

Trecho da sinopse: Nearly 25 years after Housekeeping, Marilynne Robinson returns with an intimate tale of three generations, from the Civil War to the 20th century: a story about fathers and sons and the spiritual battles that still rage at America’s heart. In the words of Kirkus, it is a novel “as big as a nation, as quiet as thought, and moving as prayer. Matchless and towering.” Gilead tells the story of America and will break your heart.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2RRCZ5t

 

• O mundo conhecido

Autor(a): Edward P. Jones

Editora: José Olympio

Trecho da sinopse: O mundo conhecido abrange de forma original passado, presente e futuro, costurando na mesma trama as vidas de negros libertos e escravizados, brancos e índios. Não se apresentam nem abolicionistas nem mártires. Sua ampla rede de personagens possibilita uma compreensão profunda do complexo regime escravocrata, cujos ecos são ouvidos ainda nos dias de hoje.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2CyKZyF

 

• Middlesex

Autor(a): Jeffrey Eugenides

Editora: Companhia das Letras

Trecho da sinopse: Ironicamente, Calíope Stephanides está morando em Berlim, cidade que por décadas se viu dividida, quando começa a relembrar sua própria história, marcada pelo desvio e pela busca de unidade. Sua narrativa percorre então três gerações da família greco-americana Stephanides, tendo como ponto de partida o começo do século XX, quando seus avós deixam um vilarejo nas encostas do Monte Olimpo para se instalar em Detroit, nos Estados Unidos.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2AUldEV

 

• Empire Falls

Autor(a): Empire Falls

Editora: Globo

Trecho da sinopse: Empire Falls é uma pequena cidade norte-americana que, assim como outras do condado de Dexter, Maine, encontra-se em decadência. Com a falência das indústrias têxteis e madeireiras do clã Whiting – outrora as forças motrizes da economia da região -, as classes operárias estão na expectativa de dias melhores. Indiferente a elas está Miles Roby, um quarentão desmotivado com a vida. Ele observa o movimento das pessoas pelas janelas do restaurante Empire Grill. Pertencente a Francine Whiting, a matriarca que vive numa exótica hacienda na outra margem do rio, o restaurante representara uma oportunidade na adolescência de Miles, e lhe fora prometido pela Sra. Whiting tão logo ela morresse. Entretanto, mesmo depois da falência de seu clã, ela não só continua viva, como um de seus prazeres mais perversos é atormentar o seu dia-a-dia.

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2MjMm8G

 

• As Incríveis Aventuras de Kavalier e Clay

Autor(a): Michael Chabon

Editora: Record

Trecho da sinopse: As Incríveis Aventuras De Kavalier E Clay conquistou público e crítica com uma receita simples e rara: trama e estilo impecáveis. O livro conta a história de Joseph Kavalier, um fã judeu de Houdini, que usa suas habilidades para escapar de Praga. Kavalier se esconde no caixão que leva os restos do Golem, legendário monstro de barro feito por um rabino, para Nova York. Lá, nosso herói se une ao primo Sammy Clay na busca por dinheiro e liberdade. Do talento para desenhar de Kavalier e da habilidade de Sammy para contar histórias nasce um novo personagem de quadrinhos: o sensacional Escapista (numa clara alusão a Houdini).

– Para ler a sinopse completa ou comprar o livro, acesse o link da Amazon: https://amzn.to/2DlENvr

 

Conclusão

Já leu algum dos livros que ganharam o Prêmio Pulitzer? Deixe um comentário com sua opinião ou com sugestões de leitura!

Lembre também de acompanhar o blog Leia Para Viver nas redes sociais: YouTubeFacebook Instagram.


Obs: ao comprar através dos links acima, você está ajudando na manutenção deste blog (Leia para Viver) e respectivos canais.

2 Comentários


  1. Olá! Li três livros dessa lista, a saber: O Pintassilgo, A visita Cruel do Tempo e A fantástica vida breve de Oscar Wao. Sendo o último o que mais gostei. Vou colocar mais três dos livros descritos na lista desse ano: The Underground Railroad, MIddlesex e A restauração das horas.
    Agradeço pela lista, senti falta, apenas, da informação do ano da premiação para cada livro.

    😉

    Responder

  2. Olá! Li o Pintassilgo, Toda Luz que Não Podemos Ver e A Visita Cruel do Tempo… gostei muito dos três, sendo que Toda Luz que Não Podemos Ver está entre os melhores livro que já li!

    Responder

Deixe uma resposta